english
français

PROCESSO FABRIL

Sala embalar 1

1.ÁREA DE RECEPÇÃO

Com duas áreas distintas de entradas, sendo uma para a recepção de matéria-prima, congelado e outra para a recepção de matéria-prima fresca, não existindo qualquer cruzamento no seu circuito .

A matéria-prima congelada é armazenada imediatamente em câmaras frigoríficas a 20ºC negativos, enquanto a matéria-prima fresca é transformada e congelada de imediato.

2.TRANSFORMAÇÃO

Área de preparação - Área reservada à lavagem e preparação de peixe fresco que irá ser congelado sem ter de passar por grandes transformações.
Linha de filetagem e transformação- Linha de processamento de toda a matéria-prima que necessita de corte para limpeza de peles, espinhas, escamas e outros desperdicios, para obtenção de filetes, lombos, medalhões e postas.
Linha de polvo- Linha onde se procede a evisceração, lavagem,classificação e acondicionamento do polvo antes de ser congelado.



Sala preparação
Corredor zona preparação
Soltar pescado
Mesa de soltar pescado
zona preparação
Sala preparação 3
Sala preparação 1
Sala preparação 2

3.CONGELAÇÃO

Túnel continuo de congelação- Consiste num túnel equipado com um conjunto de transportadores e com potentes motores. O peixe fresco é distribuido uniformemente nos transportadores exteriores que alimentam o transportador em espiral no interior do túnel. O pescado permanece neste durante uma hora a uma temperatura ambiente de de 40ºC negativos, saindo posteriormente congelado e pronto a ser embalado. Normalmente é utilizado para produtos sensíveis e de pequena dimensão. Túnel estático de congelação- É uma câmara de espaço aberto, equipado com motores potentes, que permite arrefecer o ar em circulação até aos 40ºC negativos. Os produtos são normalmente acondicionados em chassis com uma estrutura de gavetas em inox, nas quais se encaixam os tabuleiros. Normalmente é utilizado para produtos de grande dimensão.

Sala preparação 4

4. ÁREA DE CORTE

Consiste no corte de pescado em postas, em tranches ou em troços, através de serras apropriadas para o efeito. água por instantes e armazenado de seguida numa câmara de secagem, criando assim uma cobertura que irá protegé-lo da circulação do ar frio dentro das câmaras frigorificas até mesmo ao momento do consumo. Evitando assim a sua desidratação e consequente perda de qualidade.

5. ÁREA DE VIDRAGENS

Nesta área o pescado é imerso em água por instantes e armazenado de seguida numa câmara de secagem, criando assim uma cobertura que irá protegé-lo da circulação do ar frio dentro das câmaras frigorificas até mesmo ao momento do consumo. Evitando assim a sua desidratação e consequente perda de qualidade.

6.EMBALAMENTO

Linha de embalagem automático em fime retráctil - é um sistema contínuo que permite envolver á unidade o produto em filme retráctil, sendo posterirmente etiquetado e acondicionado em caixas de cartão. Linha de embalagem automático a granel- é um sistema contínuo que permite embalar automaticamente a granel todos os produtos que não necessitem de ser calibrados. O pescado é seleccionado, pesado e acondiocinado automaticamente em caixas. Linha de embalagem automático de produto classificado e calibrado - é um sistema contínuo que permite embalar automaticamente em sacos ou em caixas pescado ou peças de pescado classificado pela forma e pelo peso. Isto é possivel porque está equipado com uma calibradora de peso e por um sistema de visão que permite classificar pela forma, sendo por exemplo possivel embalar sacos de 1kg com postas 100 a 150g e apenas com uma posta de rabo por saco. Linha de embalagem automático de produto uniforme - é um sistema contínuo que permite embalar automaticamente o produto uniforme com o peso inferior a 100g e que não tenha restrições de peso nem de forma. É um sistema automatico de pesagem horizontal multicabeças e de embalagem vertical que: faz o peso, forma o saco, coloca o pescado dentro do saco e fecha.



Sala embalar
Sala embalar 1
Sala embalar 1
Sala embalar4

7. ÁREA DE CÂMARAS

Em todos estes processos existem câmaras para matéria-prima, produtos em vias de fabrico, produtos por embalar e produtos acabados, num total de 12.000m3 de espaço frio.

Antecâmara
Corredor câmaras 1,2,3

8. ÁREA DE EXPEDIÇÃO

Nesta área confere-se todas as encomendas de clientes a serem expedidas e carrega-se em camiões ou em contentores .

Cais expedição
Cais expedição 2
Cais expedição 1


REMODELAÇÃO FABRIL